Pelo Grupo D, Valério bate Itaúna

Com a vitória pelo placar mínimo, Valeriodoce está classificado

Coimbra vence Arsenal e se aproxima da segunda fase

Arsenal segue sem pontuar na Segundona Mineira

CAP recebe Ituiutabana e perde a quarta na Segundona

Ituiutabana lidera, de forma isolada, o Grupo B

sábado, 6 de outubro de 2012

Nacional anuncia mais quatro reforços

Broetto, Alemão, Iran e
Luiz Antônio reforçam o Naça
 (Foto: Jornal da Manhã)
Depois de receber a  confirmação da permanência do Nacional na Segundona Mineira, a diretoria do clube intensificou as negociações para reforçar o elenco e conseguiu acertar a contratação de mais quatro jogadores: o goleiro Rafael Broetto, o lateral-esquerdo Alemão, o volante Luiz Antônio e o atacante Iran.

Os quatro reforços serão apresentados, oficialmente, na segunda-feira e espera-se que todos estejam à disposição do treinador Érick Moura para a estreia na segunda fase do certamente, diante do Valério, quinta-feira, no Uberabão.

Revelado pelo Coritiba, o goleiro Rafael Broetto, de 22 anos, estava atuando no Santa Helena/GO e já está treinando com o elenco alvinegro. O jogador, inclusive, está na expectativa de atuar como titular contra o Valério, pois o titular (Tiago) está lesionado e ainda é duvida para o confronto.

Os outros três reforços são conhecidos do torcedor alvinegro. O lateral-esquerdo Alemão, 31, já atuou pelo Naça e até mesmo pelo rival, Uberaba Sport. Semanas atrás, o jogador conquistou o título da Segunda Divisão do Distrito Federal, defendendo as cores do Unaí.

Apesar de terem passagens por equipes profissionais, o volante Luiz Antônio e o atacante Iran estavam atuando no futebol amador uberabense, tendo acabado de conquistar o título da competição pelo Atlético.

O Naça, anteriormente, já havia anunciado as contratações do zagueiro Luciano e do atacante Robinho. O departamento de futebol não confirma, mas, ao que tudo indica, o elenco alvinegro está fechado para a Segundona Mineira.

06 de setembro de 2012; José Rodrigues, de Uberaba/MG

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A Jovem Águia do Arsenal

Este foi o 12º mascote elaborado por Leonardo Gomes

O décimo segundo mascote, da série de reportagens que o Blog da Segundona Mineira vem fazendo, é a Águia do Arsenal Sport Club, de Santa Luzia – região metropolitana de Belo Horizonte. Fundado no dia 20 de junho de 2006, o Arsenal disputou, pela quinta vez a Segundona Mineira. A curiosidade é que a equipe nunca passou da primeira fase da competição.

Assim como o clube anterior (o União Luziense), o mascote do Arsenal também é a Águia. Contudo, diferente da maioria dos clubes, que adotam o mascote após algum tempo - influenciados por uma simbologia da cidade, personalidade, acontecimento ou provocação do adversário - o Arsenal já nasceu com o mascote definido, como explica o presidente-fundador do clube, Ozias Campos Figueiredo. A Águia está, inclusive, no escudo do time.

De acordo com Ozias, o Arsenal foi fundado por oito amigos que chegaram a um consenso quanto a simbologia do clube: mascote, escudo, cores e nome. A águia foi escolhida por ser um animal “inteligente, que voa alto, e que possui uma forte representação na Bíblia como ave que se renova”, explicou o presidente.

Ainda segundo Ozias, o nome “Arsenal” não pretende fazer nenhuma ligação com “armas de fogo”, sendo na verdade, uma metáfora para retratar a força de um grupo.

Neste ano, a equipe não pôde jogar no Estádio do Frimisa, em Santa Luzia. Com isso, a Águia foi até o Centro-Oeste mineiro, mais precisamente em Nova Serrana, disputar as suas partidas pela Segundona Mineira. Isso porque duas equipes da região de BH (Contagem EC e EC Siderúrgica) já haviam protocolado o estádio do Frimisa como local para realizar as suas partidas. Nas cinco vezes que disputou a última divisão de MG, esta foi a pior participação do clube, que não conquistou um ponto sequer.

5 de outubro de 2012 

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Esportiva Guaxupé recebe reforços

Apesar de não estar em boa situação financeira, a Sociedade Esportiva Guaxupé segue se reforçando para a disputa da segunda fase do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, que começa no próximo dia 10.

Seis jogadores que já estava participando do elenco, mas que não estavam inscritos na competição, poderão entrar em campo na próxima partida. São eles: o goleiro Gustavo, o zagueiro Vinícius, os laterais Brasília e Alan, o volante Bernardo e o meio-campista Douglas.

Lateral-esquerdo Canhoto, treinando com o Vulcão
Dois jogadores chegaram na última quarta-feira (3) para reforçar o Tigre nesta segunda fase. O primeiro foi o lateral-esquerdo Luis Fernando Cruz, mais conhecido como Canhoto. Nascido em Poços de Caldas, o jogador, de 27 anos, já atuou pelo Castanhal/PA, Serra Talhada/PE e por último o Poços de Caldas FC, onde disputou o Módulo II deste ano.

Volante Anderson Toto, no Funorte
(Foto: FEC)
O outro jogador é um conhecido do torcedor mineiro: o volante Anderson Toto chega para ajudar a Esportiva a subir para o Módulo II. O atleta tem passagens por Tupi, Funorte, América-TO, Democrata-GV, Villa Nova e por último o Guarani de Divinópolis, onde disputou o Brasileirão da Série D.

As equipes da Segundona Mineira tem até o próximo dia 17 para inscrever jogadores. A estreia da Esportiva na segunda fase acontece no próximo dia 10, quando recebe, no Estádio Carlos Costa Monteiro, o Minas, de Sete Lagoas, às 15h00.

Estádio Municipal liberado
O Estádio Municipal Carlos Costa Monteiro está liberado para receber partidas. Pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, os laudos são válidos até o dia 16/08/2013. Já pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), o laudo é válido até o dia 10/09/2014. O estádio está liberado para receber um máximo de três mil torcedores.

4 de outubro de 2012

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A Renovada Águia do União Luziense

Outra magnífica criação de Leonardo Gomes
O campeonato continua e continua também a série de reportagens realizadas pelo Blog da Segundona Mineira que desta vez traz a Águia, do União Luziense Esporte Clube - equipe fundada por três amigos no bairro Bela Vista, em Santa Luzia-MG, no dia 27 de novembro de 1973, mas que se profissionalizou apenas em 2001.

Assim como acontece com a Sociedade Esportiva Palmeiras (SP), que possui dois mascotes: o periquito (mascote oficial adotado pelo clube) e o porco (mascote  adotado pela torcida), a equipe do União Luziense  também parece sofrer com um caso de “dupla identidade”.

De acordo o presidente do clube, Romeu Dias Filho, o mascote oficial é a Águia. A sugestão partiu do atual diretor de marketing da equipe William Santos que, em 1992, era o presidente da União Luziense.

Segundo William, a Águia foi escolhida por ser um símbolo de “força e coragem”. Além disso, William explicou que a ideia marcaria uma “nova fase” do União Luziense que, mesmo sendo fundado em 1973 só veio a se registrar na Liga Amadora em 1992. “Após os quarenta a Águia entra em uma solitária reclusão para, em seguida, renovar sua plumagem e viver mais 30 anos”, comentou William.

Contudo, ao menos nas mídias da Internet e nas redes sociais, o mascote Luziense mais popular é o lobo-guará. Dezenas de sites, blogs, e páginas do “Orkut” e “Facebook” apontam o lobo-guará como mascote da equipe e sequer mencionam a tal águia.

A equipe da Região Metropolitana de Belo Horizonte é uma das oito equipes que estavam no aguardo da segunda fase do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. O clube fez uma boa campanha, tanto é que perdeu quatro pontos pela escalação de jogadores irregulares e mesmo assim se classificou. Como o Contagem e o Arsenal não se classificaram para a segunda fase, a Águia volta a jogar as suas partidas no Estádio do Frimisa, em Santa Luzia.

3 de outubro de 2012

terça-feira, 2 de outubro de 2012

FMF divulga tabela oficial com Naça na disputa

Naça aproveitou paralisão para buscar reforços
(Foto: Enerson Cleiton) 
A paralisação da Segundona Mineira acabou. Depois de 14 dias de disputa nos tribunais, a competição será reiniciada no próximo dia 10, com dois jogos abrindo a segunda fase do certame. A tabela completa já foi divulgada no site oficial da Federação Mineira de Futebol (FMF).

O Nacional voltou a ser 'absolvido' da acusação do Montes Claros, que exigia a perda de pontos da equipe uberabense pela escalação irregular do jogador Thiago Carvalho. Suspenso em sua última partida do primeiro semestre, quando ainda atuava pelo Mamoré, o atleta deveria ter cumprido a pena, porém, acabou atuando na estreia alvinegra, diante do Portal.

Nesta terça-feira, a FMF divulgou uma nota oficial informando a permanência do Nacional na disputa do torneio, de acordo com deliberação do TJD. Ainda houve uma reunião com as demais equipes da Chave E - Minas Futebol, Valério e Guaxupé - e a decisão foi aceita de forma unânime.

No próximo dia 10, Guaxupé e Minas Futebol abrem a segunda fase da Segundona Mineira, em partida válida pelo Grupo E. A partida acontecerá às 15h, em Guaxupé. No mesmo dia e na mesma hora, a União Luziense recebe a Ituiutabana, em Santa Luzia, pela chave F.

As outras duas partidas acontecem no dia 11. Fechando o grupo F, o Coimbra recebe o Democrata/SL, às 15h, em Nova Lima. Um pouco mais tarde, às 20h, o Nacional recebe o Valério, no Uberabão.

Presidente do Santarritense avalia como positiva a participação

Presidente Bugalu mostrou-se satisfeito com a campanha
Apesar de não ter ido além da primeira fase no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão deste ano, o presidente do Santarritense, José Romildo Bueno - conhecido também como Bugalu – avaliou como positiva a participação do clube na Segundona.

Nei Júnior - treinador
Para a disputa da competição, a diretoria do Robô do Vale contratou para o comando técnico o treinador Nei Júnior (foto ao lado), que estava comandando as divisões de base da Ponte Preta, de Campinas. De um total de 28 atletas, apenas oito tinham mais de 20 anos de idade.

Segundo o presidente do clube, Bugalu, o clube está no caminho certo. ‘’Para conseguir o acesso é preciso de um pouco mais de investimento em atletas com maiores salários, mas o carinho da formação está certo’’, disse o cartola.

‘’O mais positivo é que a gente aprende nas derrotas também’’, finalizou o dirigente da equipe de Santa Rita do Sapucaí. Em seis partidas, o Santarritense empatou duas e perdeu as outras quatro. O fato positivo é que não houve nenhuma derrota por goleada. Veja a campanha a baixo:
1ª rodada – Esportiva Guaxupé 0x0 Santarritense
2ª rodada – Santarritense 0x2 Jacutinga
3ª rodada – União Luziense 2x0 Santarritense
4ª rodada – Santarritense 0x1 União Luziense
5ª rodada – Jacutinga 0x0 Santarritense
6ª rodada – Santarritense 0x1 Esportiva Guaxupé

Julyan - atacante
Agora, as atenções do clube estão voltadas para o Campeonato Mineiro Júnior. Na seletiva da competição, o Santarritense ficou em primeiro do seu grupo, na frente de equipes com boas categorias de base, como Nacional de Nova Serrana, Contagem EC e Betim FC.
Agora, disputando a primeira fase da competição, a equipe está em quinto lugar no seu grupo, com três pontos. A diretoria do Cruzeiro já demonstrou interesse em dois atletas do Robô, ambos nascidos em 1994: o meio-campista Raphael e o atacante Julyan (foto ao lado).

2 de outubro de 2012

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A falta do torcedor nos estádios


O Campeonato Mineiro da Segunda Divisão sentiu falta dos torcedores no estádio na primeira fase da competição. A média de público da última divisão mineira é de apenas 125 pagantes.

torcida nacionalina fazendo a sua parte (Foto: Jornal Replay)
O destaque de público é o Nacional de Uberaba, que após alguns anos está de volta ao futebol profissional e tem uma média de 415 torcedores por jogo no Uberabão.

Quem também vem fazendo bonito com relação à média de público como mandante é o Valeriodoce, que leva, em média, 351 torcedores por jogo ao Israel Pinheiro. Em terceiro vem a Ituiutabana – outra equipe que está de volta ao profissionalismo -, com 272 torcedores por jogo no Coleto de Paulo. Logo em seguida vem o Montes Claros, com 213 torcedores por jogo. Veja as estatísticas abaixo.

5 maiores públicos
1º) Nacional 1x0 Montes Claros – 512 torcedores
2º) Valeriodoce 1x0 Itaúna – 491 torcedores
3º) Nacional 3x1 CAP Uberlândia – 397 torcedores
4º) Minas Futebol 8x0 Contagem – 396 torcedores
5º) Ituiutabana 1x0 Nacional – 373 torcedores

5 menores públicos
1º) Arsenal 0x1 Itaúna – 3 torcedores
2º) Esportiva Guaxupé 0x1 União Luziense – 3 torcedores
3º) Arsenal 0x6 Coimbra – 5 torcedores
4º) Jacutinga 0x0 Santarritense – 9 torcedores
5º) União Luziense 2x2 Jacutinga - 9 torcedores

Conforme o Blog da Segundona Mineira já havia noticiado, Arsenal, Contagem, Esportiva Guaxupé, Itaúna, Siderúrgica e União Luziense disputaram a primeira fase longe de suas respectivas cidades.

1º de outubro de 2012